No menu Financeiro seção Caixa, a Cesta de produtos será exibida no canto esquerdo da página, como mostra a imagem abaixo:
Serão exibidos os seguintes campos:
Identificação do cliente: Será exibido a frase
Venda para cliente não identificado
até que um cliente seja identificado. A identificação de um cliente poderá ser feita pelas abas Clientes, Pré-vendas, Assinaturas e Orçamento. Clique nos links para ver como identificar os clientes.Remoção da identificação do cliente: Será exibido um ícone ( - ) vermelho ao lado direito do nome do cliente identificado. Para remover a identificação, basta clicar neste ícone que a identificação do cliente será removida.
Cesta de produtos: Serão exibidos os seguintes campos:
Remoção do produto da cesta: Será exibido um ícone ( X ) vermelho. Para remover um produto, basta clicar neste ícone que ele será removido. Para produtos enviados para a cesta pela aba
Pré-venda
não será exibido o ícone de remoção, pois estes produtos deverão ser pagos no mesmo momento.Quantidade do produto: Será exibido o símbolo ( # ). Neste campo será exibida a quantidade do produto que será vendido, este valor poderá ser alterado no caso de venda de mais de uma quantidade do mesmo produto. Para alterar, basta clicar na quantidade, digitar o valor desejado e clicar a tecla
Enter
do seu computador. Ao alterar a quantidade do produto, você verá que o campo abrirá com a quantidade em decimais, isso acontece para permitir a venda de produtos a granel, então para vender quantidades inteiras, você terá que preencher até que o valor atinja o valor inteiro, como por exemplo: se quer colocar 3 quantidades, terá que digitar 3,000 ou se quiser vender a granel 500 gramas, basta digitar 0,500. Ao alterar a quantidade, o sub-total do produto se adequará automaticamente.Nome: Será exibido o nome do produto.
Preço Unit.: Será exibido o preço unitário do produto. Caso tenha sido marcado o item
Permitir que o valor seja alterado durante a venda
no Cadastro de Produtos, ao clicar no Preço Unitário, ele será aberto para alteração, aí basta alterar para o valor desejado e clicar a teclaEnter
do seu computador.Sub-Total: Será exibido o sub-total para o produto. Ao alterar a quantidade do produto, o sub-total se adequará automaticamente.
Animal: Será exibido o nome do animal, caso o proprietário tenha sido identificado e o animal também já tenha sido identificado através do cadastro da pré-venda ou assinaturas. Caso o animal não tenha sido identificado, você poderá fazê-lo neste momento. Para identificar um animal, o proprietário deverá estar identificado, neste caso será exibido a lista de animais do proprietário, aí basta selecionar o animal desejado para que a venda deste produto fique atrelado a ele.
Desconto em R$: Caso tenha necessidade, você poderá inserir um valor em reais para dar desconto no valor total da venda. Ao inserir o valor em reais, o sistema calculará e preencherá automaticamente o campo
Desconto em %:
.Desconto em %: Caso tenha necessidade, você poderá inserir um percentual para dar desconto no valor total da venda. Ao inserir um percentual, o sistema calculará e preencherá automaticamente o campo
Desconto em R$:
.Valor total da Cesta de Produtos: Será exibido o somatório dos produtos contidos na cesta subtraindo os descontos inseridos.
Forma de pagamento: Serão exibidos os seguintes campos:
Tipo: Será exibida uma lista com todas as formas de pagamento cadastradas e marcadas para serem utilizadas na venda. Você deverá selecionar a uma forma de pagamento. O sistema permite que seja pago com mais de uma forma de pagamento, assim como o cliente preferir.
Valor: Será exibido o valor total da cesta de produtos, caso seu cliente deseje pagar com mais de uma forma de pagamento, basta selecionar a forma de pagamento e inserir o valor que será pago nesta forma de pagamento.
Parcelas: Será exibida uma lista com o número de parcelas definido para a forma de pagamento selecionada, você deverá selecionar conforme melhor convier para o momento. Caso este campo estiver desabilido, é porque a forma de pagamento não permite parcelamento.
Data: Será exibida sempre a data atual, que é o mais usual mas, você poderá modificar a data caso receba um cheque pré-datado o vá gerar um boleto com vencimento posterior.
Botão Adicionar Pagamento ( + ): Após configurar a forma de pagamento, você deverá clicar neste ícone verde, para que o pagamento seja adicionado. Deverá adicionar pagamentos até que o valor total da cesta de produtos seja atingido. Como mostra a imagem abaixo:
Lista de pagamentos: Será exibida uma lista de pagamentos incluídas com as seguintes informações:
Botão Excluir: Ao clicar será removida a forma de pagamento e calculado e atualizado o campo
Valor devido
.Forma de pagamento: Será exibida a descrição da forma de pagamento incluidas.
Valor: Será exibida o valor incluido para a forma de pagamento.
Parcela: Será exibida a quantidade de parcelas incluida para forma de pagamento.
Data: Será exibida a data incluida para a forma de pagamento.
Valor Devido/Troco: Ao adicionar os pagamentos, o sistema vai mostrando o valor devido, para que você saiba quando seu cliente ainda deve, como mostra a imagem abaixo:
E se o valor pago foi maior do que o valor devido e precisa devolver algum troco, o sistema exibe o valor do troco, como mostra a imagem abaixo:
Botão Cancelar: Caso você queira cancelar a venda/orçamento, basta clicar neste botão que os produtos são devolvidos e a venda/orçamento é cancelada.
Validações para a finalização pelos botões Orçamento, Finalizar venda e Emitir nota:
Valor da cesta maior que valor total de pagamentos: Caso o valor total da cesta seja maior que o total de pagamentos inseridos, será exibida uma mensagem de validação, como mostra a imagem abaixo:
Pagamento pendente sem identificar o cliente: Caso tenha algum pagamento como
Pagamento Pendente
e não tenha sido identificado o cliente, será exibida uma mensagem de validação, como mostra a imagem abaixo:
Botão Orçamento: Para cadastrar/atualizar um orçamento com os produtos, descontos e negociação feitos na cesta de produtos, basta clicar neste botão que seu orçamento será cadastrado/atualizado e será exibido o link para impressão do orçamento logo acima da cesta de produtos, como mostra a imagem abaixo:
Ao clicar neste link, será exibido o relatório de orçamento para ser impresso. Clique no link para maiores informações sobre o relatório.
Caso o cliente não tenha sido identificado, será exibida uma mensagem de validação, como mostra a imagem abaixo:
Botão Finalizar Venda: Para finalizar a venda sem emissão de NFC-e, basta clicar neste botão, sua venda será finalizada e será exibido o link para impressão do cupom não fiscal de venda logo acima da cesta de produtos, como mostra a imagem abaixo:
Ao clicar neste link, será exibido o cupom não fiscal da venda para ser impresso. Clique no link para maiores informações sobre o relatório.
Botão Emitir Nota: Este botão somente será exibido para clientes que ativaram a emissão de NFC-e e/ou NFS-e e/ou NF-e, abaixo vamos explicar como faz para emitir cada uma das notas:
Emissão da NFC-e e/ou NFS-e: Para finalizar a venda com emissão de NFC-e e/ou NFS-e, basta selecionar a opção
NFC-e
no final da tela, como mostra a imagem abaixo:Ao clicar no botão
Emitir nota
será exibido uma caixa de mensagem, da seguinte forma:Cliente Identificado: Se você tiver identificado seu cliente e ele tiver o CPF/CNPJ cadastrado, será exibido o CPF do cadastro, se o cliente quiser a nota com CPF/CNPJ, basta clicar no botão OK que a nota será emitida com CPF/CNPJ. Se o cliente quiser a nota sem CPF/CNPJ, basta clicar no botão Cancelar que a nota será emitida sem o CPF/CNPJ, como mostra a imagem abaixo:
Cliente não Identificado: Se você não tiver identificado seu cliente e ele quiser a nota com CPF/CNPJ, basta digitar o CPF/CNPJ no campo texto e clicar no botão OK que a nota será emitida com CPF/CNPJ. Se o cliente quiser a nota sem CPF/CNPJ, basta clicar no botão Cancelar que a nota será emitida sem o CPF/CNPJ, como mostra a imagem abaixo:
Após a decisão sobre o CPF/CNPJ, a venda será finalizada e será exibido o cupom não fiscal da venda para ser impresso. Clique no link para maiores informações sobre o relatório.
Caso seu carrinho tenha só produtos, a NFC-e será enviada para emissão, se tiver também serviços, será enviada também uma NFS-e para emissão e após sua emissão elas poderão serem impressas, como explicado no artigo Emissão de Notas.
Emissão da NF-e: Para finalizar a venda com emissão de NF-e, basta selecionar a opção NF-e no final da tela, como mostra a imagem abaixo:
Para emissão da NF-e é obrigatória a identificação do cliente, caso não for identificado será exibida uma mensagem, como mostra a imagem abaixo:
Se estiver tudo OK a venda será finalizada e será exibido o cupom não fiscal da venda para ser impresso. Clique no link para maiores informações sobre o relatório.
Sua NF-e será enviada para emissão e após sua emissão ela poderá ser impressa, como explicado no artigo Emissão de Notas.