Para registrar um acerto de contas, basta acessar o menu Financeiro seção Pagto. pendentes, selecionar uma conta na listagem e clicar no botão Registrar acerto, que será aberta uma página com o registro de acertos de contas, como mostra a imagem abaixo:
Serão exibidos os seguintes campos para preenchimento:
Proprietário: Será exibido o nome do proprietário selecionado na listagem anterior.
Saldo devedor: Será exibido o saldo devedor do proprietário.
Dados do acerto
Valor do acerto: Será exibida o valor do saldo devedor, porém poderá ser alterado para o valor que você pretende acertar, este valor que será debitado do seu saldo devedor..
Desconto (%): Deverá preencher com o percentual de desconto que será dado no acerto, caso houver. Ao preencher este campo, será calculado o valor do desconto e preenchido no campo
Desconto (R$)
e será calculado o valor a pagar e preenchido no campoValor a pagar
.Desconto (R$): Deverá preencher com o valor de desconto que será dado no acerto, caso houver. Ao preencher este campo, será calculado o percentual do desconto e preenchido no campo
Desconto (%)
e será calculado o valor a pagar e preenchido no campoValor a pagar
.Acréscimo (%): Deverá preencher com o percentual de acréscimo que será dado no acerto, caso houver. Ao preencher este campo, será calculado o valor do acréscimo e preenchido no campo
Acréscimo (R$)
e será calculado o valor a pagar e preenchido no campoValor a pagar
.Acréscimo (R$): Deverá preencher com o valor de acréscimo que será dado no acerto, caso houver. Ao preencher este campo, será calculado o percentual do acréscimo e preenchido no campo
Acréscimo (%)
e será calculado o valor a pagar e preenchido no campoValor a pagar
.Valor a pagar: Será exibido o valor a pagar, que será o resultado de ((valor do acerto + valor do acréscimo) - valor do desconto).
Dados do pagamento
Forma de pagamento: Deverá selecionar uma forma de pagamento.
Valor: Será exibido o valor total a pagar, caso seu cliente deseje pagar com mais de uma forma de pagamento, basta selecionar a forma de pagamento e alterar o valor que será pago nesta forma de pagamento.
Parcelas: Será exibida uma lista com o numero de parcelas definido para a forma de pagamento selecionada, você deverá selecionar conforme melhor convier para o momento. Caso este campo estiver desabilido, é porque a forma de pagamento não permite parcelamento.
Botão Incluir: Após configurar a forma de pagamento, você deverá clicar neste botão, para que o pagamento seja adicionado. Deverá adicionar pagamentos até que o valor total a pagar seja atingido.
Lista de pagamentos: Será exibida uma lista de pagamentos incluídas com as seguintes informações:
Forma de pagamento: Será exibida a descrição da forma de pagamento incluidas.
Valor: Será exibida o valor incluido para a forma de pagamento.
Parcela: Será exibida a quantidade de parcelas incluida para forma de pagamento.
Botão Excluir: Ao clicar será removida a forma de pagamento e calculado e atualizado o campo
Valor devido
.
Valor devido ou Troco: Será exibido o valor devido à pagar. Conforme for sendo incluido os pagamentos, ele será atualizado com o valor restante a pagar até zerar. Caso for incluído pagamento em dinheiro que ultrapasse o valor a pagar, este campo será atualizado para
Troco
e indicará o troco a ser dado para o cliente.Detalhes: Deverá preencher com qualquer observação referente ao acerto de contas. Este campo é de preenchemento opcional.
Botão Voltar: Ao clicar neste botão será direcionado para a tela anterior sem gravar os dados.
Botão Salvar: Após o preenchimento de todos os campos, basta clicar neste botão que serão feitos os seguintes procedimentos:
Os dados do acerto de contas serão gravados ou se algum campo obrigatório não for preenchido ou estiver inválido será exibida mensagem informativa.
Será atualizado o saldo devedor do cliente.
Para os pagamentos cujo o pagamento é posterior serão cadastrados as contas á receber.