Passar para o conteúdo principal

Cadastro de Cliente

Este cadastro tem como objetivo adicionar os clientes/tutoros do sistema.

Márcia Limoli avatar
Escrito por Márcia Limoli
Atualizado há mais de um ano

Para cadastrar um novo cliente basta acessar o menu Clientes sub-menu Lista de cliente e clicar no botão + Adicionar que será aberta a tela de cadastro de clientes, como mostra a imagem abaixo:

Serão exibidos os seguintes campos para preenchimento:

  • Informações pessoais

    • CPF / CNPJ: Deverá ser digitado um CPF ou CNPJ válido e este campo é de preenchimento obrigatório.

    • Nome completo: Deverá preencher com o nome completo do cliente e seu preenchimento é obrigatório.

    • Gênero: Deverá selecionar o gênero do cliente e seu preenchimento é opcional.

    • Data de nascimento: Deverá preencher ou selecionar no calendário a data de nascimento do cliente e seu preenchimento é opcional.

    • Identidade(RG): Deverá preencher o numero da identidade do cliente e seu preenchimento é opcional.

  • Contato

    • Tipo de telefone 1: Deverá selecionar o tipo de telefone principal do cliente e seu preenchimento é obrigatório.

    • Telefone 1: Deverá preencher o telefone principal do cliente e seu preenchimento é obrigatório.

    • Nome contato 2: Deverá preencher com o nome do contato 2 do cliente e seu preenchimento é opcional.

    • Tipo de telefone 2: Deverá selecionar o tipo de telefone 2 do cliente e seu preenchimento é opcional.

    • Telefone 2: Deverá preencher o telefone 2 do cliente e seu preenchimento é opcional.

    • Nome contato 3: Deverá preencher com o nome do contato 3 do cliente e seu preenchimento é opcional.

    • Tipo de telefone 3: Deverá selecionar o tipo de telefone 3 do cliente e seu preenchimento é opcional.

    • Telefone 3: Deverá preencher o telefone 3 do cliente e seu preenchimento é opcional.

    • Email 1: Deverá preencher com o email 1 do cliente e seu preenchimento é opciolnal.

    • Email 2: Deverá preencher com o email 2 do cliente e seu preenchimento é opciolnal.

  • Endereço

    • CEP: Deverá preencher o CEP do cliente e seu preenchimento é opcional. Após o preenchimento o CEP será pesquisado automaticamente e caso for localizado os dados do CEP, os campos Estado, Cidade, Bairro e Logradouro serão preenchidos e desabilitados para edição.

    • Estado: Será exibido o estado do CEP preenchido.

    • Cidade: Será exibido a cidade do CEP preenchido.

    • Bairro: Será exibido o bairro do CEP preenchido.

    • Logradouro: Será exibido o logradouro do CEP preenchido.

    • Número: Deverá preencher com o número do cliente e seu preenchimento é opcional.

    • Complemento: Deverá preencher com o complemento do cliente e seu preenchimento é opcional.

  • Outros

    • Deverá preencher qualquer observação pertinente ao cliente que se deseje deixar registrado e seu preenchimento é opcional.

  • Botão Salvar: Após o preenchimento de todos os campos, basta clicar neste botão que os dados do cliente serão gravados. Se algum campo obrigatório não for preenchido ou estiver inválido será exibida mensagem informativa.

Respondeu à sua pergunta?